Galeria
A calibração para atendimento api 6a consiste em uma forma de calibração que segue uma norma criada pelo American Petroleum Institute, responsável por reger a construção de equipamentos de perfuração e produção para óleo e gás, mais especificamente para cabeças de poço e árvores de natal.
Características da calibração API 6A
Existem algumas regras que devem ser seguidas para que seja feita de forma correta a calibração para atendimento api 6a. Essas normas para calibração para atendimento api 6a visam maximizar a compatibilidade entre equipamentos, limitar seleção de materiais de acordo com condições operativas, fazer com que as temperaturas dos instrumentos de trabalho estejam dentro da temperatura correta ou ideal e garantir a segurança dos equipamentos e de quem irá utilizá-los.
A calibração para atendimento api 6a é feita com o intuito de definir temperaturas. O equipamento que irá receber a calibração para atendimento api 6a deve ser desenhado para operar em uma ou várias temperaturas especificadas na norma. Sendo assim, é preciso levar em consideração que a temperatura mínima é a menor temperatura ambiente que pode existir em torno do equipamento e que a temperatura máxima deve ser a temperatura do fluído que pode vir a entrar em contato direto com o equipamento que deve receber a calibração para atendimento api 6a.
Norma API 6A – Nível de Desempenho em Serviço
O Nível de Desempenho em Serviço, ou PSL (Performance Service Level), da calibração para atendimento api 6a é um parâmetro aceitável pela indústria, e tem o objetivo de garantir que o produto ou equipamento que passou pela calibração para atendimento api 6a foi manufaturado de maneira correta com as condições de serviço para maximizar a segurança e proteger vidas. Quanto mais críticas às condições de serviço, como pressão, conteúdo de químicos corrosivos, locação, maior será o nível de exigência. Por isso, todas as partes críticas de um equipamento devem estar de acordo com o Nível de Desempenho em Serviço (PSL) recomendado.
Empresa que atende à norma API 6A
A empresa Pakari já atua há mais de 16 anos com serviços de calibração, de maneira a qualificar toda a matéria prima fundamental na produção e montagem dos sensores de temperatura produzidos pela empresa. Desse modo a empresa faz trabalhos com calibração para atendimento api 6a, e a norma CQI-9 dentro das regras estabelecidas pela Rede Brasileira de Calibração (RBC).