Galeria
A calibração de controladores de temperatura é realizada com o objetivo de corrigir imprecisões nos termômetros e sensores de temperatura instalados, já que o processo de medição de temperatura é um parâmetro crítico em muitos processos industriais. A calibração de controladores de temperatura é feita por aparelhos chamados calibradores de temperatura ou de calibradores de termômetro. Estes aparelhos responsáveis pela calibração de controladores de temperatura são usados para fornecer calibração para os dispositivos eletrônicos em um sistema instalado.
A calibração de controladores de temperatura costuma incluir calibradores de bloco seco de campo, calibradores de bloco seco manual, microbanhos, blocos de metrologia, blocos de metrologia de campo, calibradores de infravermelho de alvo grande, calibradores de infravermelho de campo, bloco seco de ponto de congelamento e fornos termopares. A calibração de controladores de temperatura pode ser feita por meio de dois métodos principais: o método absoluto ou o método comparativo.
Método absoluto
Esse método de calibração de controladores de temperatura é aquele onde o dispositivo a calibrar é imerso em um meio com temperatura intrinsecamente conhecida. A calibração de controladores de temperatura feita por este método deve ser obrigatoriamente um ponto fixo de transformação de fase de substâncias puras, como, por exemplo, o ponto tríplice da água, ponto de gelo, ponto de solidificação do zinco, entre outras situações.
Método comparativo
Esse método de calibração de controladores de temperatura ocorre quando o sensor a calibrar tem a sua indicação comparada com as de um padrão de referência, geralmente mais exato. Dessa forma, é necessário imergir a o aparelho medidor da calibração de controladores de temperatura e o padrão de referência em um meio térmico uniforme e estável, cuja temperatura possa ser controlada na faixa requerida.
A exatidão da calibração de controladores de temperatura realizada por meio de métodos comparativos normalmente depende de parâmetros ligados ao meio térmico utilizado. Um bom meio deve garantir que o padrão de referência e o sensor a calibrar estejam em equilíbrio térmico entre si, evitando assim possíveis equívocos na medição da temperatura. Também é de extrema importância para que o aparelho funcione de forma correta que a temperatura seja estável e homogênea.