Galeria
A calibração de termopares é um processo de grande importância, por ser o responsável pela regulagem correta da temperatura de aparelhos que funcionam como sensores de temperatura simples que são muito usados nos mais variados processos de medição de temperatura. Um termopar é constituído por dois tipos de metais distintos, que ao se juntarem pelas suas extremidades, formam um circuito fechado que gera uma força eletromotriz que se conecta a um Instrumento de Leitura, responsável por ler a temperatura do processo destes termopares. É aí que entra a importância da calibração de termopares, já que é fundamental que a regulagem da temperatura seja feita de forma precisa.
Os sensores responsáveis pela medição de temperatura recebem a calibração de termopares pelo método de comparação por meio de um sensor padrão de referência ou pelo método de pontos fixos, que podem ser pontos de fusão, solidificação ou pontos triplos de substâncias quimicamente puras. Além desses dois métodos de calibração de termopares, existe um terceiro método um pouco menos usual, denominado calibração de termopares por ponte ou por fio. Este método consiste em uma variação do método por pontos fixos, e é aplicado à calibração de termopares de metais nobres (tipos S, R ou B), sendo uma boa alternativa para a calibração desses sensores em ocasiões de altas temperaturas, podendo chegar a aproximadamente 1600 °C.
É preciso lembrar que na maioria das aplicações industriais de materiais ou objetos usados para a realização da medição de temperatura, por meio de termopares, o elemento sensor não fica localizado junto ao instrumento receptor. Quando isso ocorre, é preciso ligar este instrumento ao termopar com fios que possuem uma curva de força eletromotriz em função da temperatura que seja muito parecida à temperatura do termopar, para que este instrumento possa fazer a correção da junta de referência. Estes fios que possuem curva de força eletromotriz também podem ser chamados de cabos de compensação para calibração de termopares.
Muitos equipamentos usados para fazer a calibração de termopares possuem um software de calibração. Este software para calibração de termopares deve ser utilizado para mecanizar todos os processos de calibração, além de gerenciar os dados de calibração e de ativos e também realizar outras tarefas úteis.
Há mais de 16 anos no mercado de projeto e desenvolvimento de termopares, a empresa Pakari disponibiliza aos seus clientes um serviço de ótima qualidade em relação à calibração de termopares.