Galeria
A calibração de termoresistência pt100 serve para verificar e encontrar os limites de erros do sensor de determinados tipos de instrumentos, aparelhos ou equipamentos, apesar desses sensores normalmente possuírem uma excelente precisão. Alguns fatores bem específicos, entre eles o tempo de uso, mudanças químicas no fio ou alterações na estrutura cristalina da platina, podem ser os diretos responsáveis por fazer com que os sensores de temperatura percam a sua curva característica e, consequentemente, a sua precisão.
O princípio de funcionamento da calibração de termoresistência PT-100 e de sua medição de temperatura usando termômetros de resistência baseia-se na variação do valor da resistência elétrica de um condutor metálico em função da temperatura.
Em suma, a calibração de termoresistência pt100 é uma ação que tem o objetivo de fazer com que os sensores responsáveis pela medição de temperatura que operam baseados no princípio da variação da resistência ôhmica em função da temperatura tenham uma alta precisão e uma excelente rotina de leitura. Os materiais usados na nos padrões utilizados para calibração de termoresistência pt100 possuem envelhecimento desprezível e alto sinal elétrico de saída.
É muito importante saber que a faixa de uso da calibração de termoresistência pt100 varia entre -200 ºC a 650ºC, respeitando a Norma ASTM E1137 segundo a ITS-90. No entanto, a Norma DIN IEC 751 de 1985 padronizou a faixa de variação de temperatura entre -200 ºC e 850ºC, de acordo com a IPTS-68.
Em sua montagem convencional, o bulbo da termoresistência PT100 é encaixado em uma bainha de aço inox, completamente preenchida com óxido de magnésio, o que possibilita uma ótima condução térmica e protege o bulbo de qualquer tipo de impacto ou choques mecânicos. A interligação do bulbo pode ser feita com o uso de vários fios de cobre, ou em montagens especiais com fios de prata ou de níquel, isolados entre si. Depois disso é realizada a calibração de termoresistência pt100.
Normalmente, para fazer de maneira correta a calibração de termoresistência pt100, usa-se o Método dos Pontos Fixos ou o Método da Comparação. A calibração de termoresistência pt100 pelo Método dos Pontos Fixos ocorre quando são usados os pontos fixos de alguns elementos específicos para que se possa medir e fazer a comparação de temperatura. Já a calibração de termoresistência pt100 pelo Método da Comparação consiste na realização de banhos de líquido agitados, dentro de uma variação de aproximadamente -100 ºC a 300°C e com uma ótima estabilidade e homogeneidade. A leitura dos sinais tem que ser feita através de uma ponte resistiva de precisão.
É válido lembrar que os procedimentos de calibração para a calibração de termoresistência pt100 são extremamente parecidos com os dos realizados para termopares.