Galeria
A termoresistência industrial é um instrumento que serve para realizar a medição da temperatura de um ambiente, recorrendo à relação entre a resistência elétrica de um material e a sua temperatura. A maior parte destas termoresistências industriais é constituída de platina, mas há também as variações deste instrumento que são feitas de outros materiais, como por exemplo, o níquel. Por norma, quando se fala de uma termoresistência industrial ela é identificada pelo material que forma a sua constituição e pela resistência que apresenta a uma temperatura de 0°C. Por exemplo, uma termoresistência industrial Pt 100 será uma termoresistência de platina que a 0 °C apresenta uma resistência de 100 ?.
A termoresistência industrial consiste em um sensor que é baseado no principio de variação da resistência ôhmica em função da temperatura. Sendo assim, a termoresistência industrial age de maneira a aumentar a resistência com o aumento da temperatura. Isso ocorre porque o seu elemento sensor é feito por uma resistência em forma de fio de platina de alta pureza, de níquel ou de cobre, sendo encapsulado num bulbo de cerâmica ou vidro.
Desse modo, por apresentar excelentes características, a termoresistência industrial se tornou um dos sensores de medição de temperatura mais usados e comuns numa ampla faixa de utilização em processos industriais. Este tipo de material de medição de temperaturas também é um dos principais sensores padrão em laboratórios de calibração, como é o caso da empresa Pakari, por exemplo.
Vantagens da termoresistência industrial
A termoresistência industrial possui um grande número de vantagens que devem ser levados em conta na hora de sua utilização, como:
- Alta velocidade de resposta;
- Larga gama de medição de temperaturas;
- Ótima precisão e excelente repetição de leitura;
- Não é influenciado por ruídos elétricos.
Porém, é importante saber que assim como ocorre em todos os equipamentos, a termoresistência industrial também apresenta algumas desvantagens para quem vai usá-la, entre elas:
- A termoresistência industrial é um instrumento que :
- Possui sensibilidade à deformação;